segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bolinho de Chuva



Bom, essa receita quem me passou foi o Lu, mas ele pegou de algum lugar e deu umas modificadas de uma receita que já tinha sido modificada (?). Então se a receita for sua e vc quiser os créditos, me avise nos comentários que eu ponho! x)


Daí o Lu fez a receita, me mandou as fotos, eu fiquei com inveja e resolví fazer, mas como não tinha todos os ingredientes, deu uma re-adaptada. Vou postar primeiro a dele, depois a minha.


Ingredientes
-1 xíc. de farinha de trigo
-1 colher de chá de fermento em pó
-1 colher de sopa de leite de soja em pó
-2 colheres de açúcar
-1/3 xíc. de água
-1/2 xíc. de proteína de soja texturizada
-1 tablete de tempero pronto para legumes (ou algum outro tempero a gosto.)
-óleo p/ fritar
-Sal a gosto
-Orégano a gosto

Modo de preparo
Uma dica boa é misturar algum legume na massa antes de fritar. Na foto foram feitos bolinhos sem legumes e outro com um resto de Couve que eu tinha na geladeira.
Hidrate a proteína de soja em um pouco de água junto com o tablete de tempero. Coloque os outros ingredientes numa tigela e misture bem. Com o auxílio de duas colheres, vá pingando a massa no óleo bem quente. Não fritar em fogo alto p/ não queimar e nem ficarem cruas por dentro. Escorra o excesso de óleo em papel toalha.
Receita feita a partir da original (Bolinho de Chuva (Vegan)) do livro: Cozinhando Sem Crueldade, Ana Maria Curcelli.



O meu ficou assim



A minha receita:

Ingredientes
- 1 xíc de farinha de trigo
- 1/2 xíc de proteína de soja (da pequena) hidratada
- 1 xíc e 1/2 de água
- 1 col de chá de fermento
- 1 col de sopa de açúcar
- uma pitada de noz moscada
- sal, pimenta calabresa, cominho, orégano e pimenta do reino a gosto
- óleo pra fritar
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até ficar uma massa bem grudenta. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo e vá formando bolinhos com o auxilio de uma colher. Tenha em vista que, por conta do fermento, os bolinhos vão crescer bastante, então é bom colocar poucos bolinhos por vez pra ter certeza de que todos eles terão "pra onde crescer". Sirva quente! Colocando uma pimentinha nos bolinhos já fritos, fica uma delícia! ;)
ok, já deu pra perceber que eu sou uma "pimenta freak" né? hauhauahuahau Malagueta em mim não faz nem cócegas! Tá, exagero meu, mas eu adoroooooo pimenta, então se quiser tira-la e colocar outro tempeiro no lugar, fique à vontade. ;)

Um comentário:

Juliana disse...

engraçado... aqui no rio, pelo menos, bolinho de chuva é doce, tipo um 'sonho' sem recheio e menorzinho :D
mas o seu parece maravilhoso... tb tô doida pra aprender a fazer sushi! os seus ficaram lindos ;) e os onion rings tb pareceram deliciosos !!!!