sábado, 31 de outubro de 2009

Como fazer Tofu e hamburguer de Okara

Bom, eu já tinha tentado fazer tofu pelo menos umas 3 vezes, mas eis que hoje, depois de praticamente juntar duas receitas diferentes, ele ficou durinho! :D
Dá um pouco de trabalho, mas vale muito a pena e ainda sobra um monte de residuo de soja que dá pra fazer um hamburguer maneiro. Aí vão:

Para o tofu
Você vai precisar de uma forma para queijos e um peso reto. Como eu não tinha nenhum dos dois e eu sou brasileira, dei um jeitinho. Comprei uma vasilha daquelas de R$ 1,99 e fiz uns furos no fundo dela com um ferro de solda (que vc tb encontra em loja de 1,99 ou naquelas lojas de coisas pra eletricista e é super baratinho, tipo uns 6 reais). Fiz um monte de furinhos e ficou assim:

Ingredientes:

- 2 copos de soja em grãos

- 2 col de chá de cloreto de magnésio (vendido na farmácia)

- Quanto baste de água

Modo de preparo

Ferva 4 copos de água e desepeje sobre a soja. Espere quatro horas até que os grãos de soja estejam mais macios e com o dobro do tamanho. Bata no liquidificador os grãos com a seguinte medida: 2 copos de água filtrada para cada copo de soja já com o tamanho dobrado. Pegue o líquido e despeje sobre um pano limpo, torcendo o pano até que saia todo o líquido, o líquido que sair é o leite de soja. A massinha esquisita que sobrar no pano é o Okara, resíduo da soja, que a gente vai usar pra fazer os hamburgueres. Ferva um copo d'água numa panela grande e acrescente o leite de soja e vá mexendo até levantar fervura. Após ferver, adicione 1/2 xíc de água em temperatura ambiente, espere 5 min e coloque mais 1/2 xíc de água. Desligue o fogo e espere 5min. Acrescente as duas colheres de chá de cloreto de magnésio e deixe o preparado quietinho por mais 5 minuto. Em seguida, forre a forma que vc utilizará para fazer o tofu com um pano e despeje o leite coagulado nela. Cubra a parte de cima e coloque um peso (pode ser um saco de arroz, uma panela, enfim, qualquer coisa que faça peso) por cima. Espere 20min antes de desenformar.

Para desenformar é só fazer igual a gente faz com bolo, colocando um prato em cima da forma, virando-a e depois retirando o pano.

Hamburguer de Okara

Sabe aquela massinha esquisita? Então, agora a gente vai dar uma utilidade pra ela.

Ingredientes:

- Resíduo de soja

- 1/2 Cebola

- 1 cenoura média

- 4 col de sopa de pimentão verde

- Sal a gosto

- 1 col de sopa de pimenta calabresa, mais uma de páprica e outra de colorau vermelho.

- 1/2 xíc de óleo

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e mexa bem, com as mãos mesmo. Em seguida, forme hamburgueres com as mãos. A massa é meio molenga, por isso não achate muito os hamburgueres. Coloque em um pote e leve para o congelador imediatamente. Depois, é só fritar, sem descongelar mesmo. Bom apetite! x)

Receita do tofu adaptada quase igual de:

http://cozinhavegetariana.blogspot.com/search/label/Tofu

e do livro Cozinhando sem crueladade, que pra mim é a bíblia do veganismo. hehehehe

Um comentário:

Unknown disse...

uh adorei a dica do ferro de solda, e eu aqui estragando a ponta da faca, tsc tsc... eu tenho ferro de solda em casa e nem lembrei dele;

mas sabe que com caixa de leite dá super certo?

O bacana é que fica quadradinho, né?

bjão e valeu pela receita do hamburguer, eu não sabia o que fazer com tanto okará!